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Programas especiais

Programa: Gestão em Destaque

por Secretaria de Educação

03/02/2017 14:28

Programa: Gestão em Destaque 2017 – 2020
 

Duas coisas devem andar juntas em nossa maneira de entender
 a educação: a melhoria pedagógica e o compromisso social.
                                                   Hugo Assmann 

 

Introdução

Este Programa é fundamentado na necessidade de promover um avanço qualitativo e quantitativo na educação pública do Município de Ipatinga, por meio de um novo modelo de relacionamento das instituições educacionais com a Secretaria Municipal de Educação, Comunidade, e da efetiva mobilização das parcerias,objetivando a construção de um programa educacional fundamentado nos pilares: Competência, Liberdade, Democracia e Humanismo.

Justificativa
A Secretaria Municipal de Educação partindo do princípio de que vem consolidando as perspectivas de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino,propõe premiar ações coletivas e ou individuais das equipes das escolas municipais,por meio da participação de todos os segmentos envolvidos na tomada de decisões,para assegurar eficiência do trabalho administrativo e pedagógico.
Para tanto é fundamental e importante estabelecer uma inter-relação entre o trabalho pedagógico proposto pelas escolas e as expectativas dos alunos da comunidade local, proporcionando maior participação e envolvimento, de forma a despertar o interesse do estudante, assim como as habilidades. 

Objetivo geral
Premiar gestores, alunos e comunidade escolar interna em gestão educacional, baseado nas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação.

Objetivos específicos
• Premiar a escola com o sistema de reconhecimento dos resultados das avaliações internas e externas;
• Capacitar professores e servidores da escola para as competências e habilidades que, de fato, podem ser desenvolvidas pelos alunos nos anos escolares em que estão;
• Estimular a integração entre Escolas da rede e entre elas e a Comunidade.
• Garantir que os alunos com necessidades educativas especiais sejam beneficiados com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na busca de uma educação humanizadora.
• Elaborar novas diretrizes para o Termo de Compromisso de Gestão (TCG) pactuando as metas das avaliações internas e externas estabelecidas pela SME.

Procedimentos
• Premiar a(s) escola(s) que obtiver(em) melhor resultado interno (Simulado),nas avaliações externas: PROALFA, PROEB, ANA, PROVA BRASIL e na Gincana do Conhecimento: Duelando Saberes. 
• Promover capacitação continuada para todos os segmentos da escola: gestores, professores, assistentes de biblioteca, da Educação Básica, auxiliares de serviços, cantineiras, oficiais de secretaria, entre outros. 

• (Re) Construir o Projeto Político Pedagógico. Cada escola deverá identificar os pontos fortes, médios e fracos, propor encaminhamentos para a melhoria dos processos pedagógicos e administrativos dos resultados obtidos. Identificar, quem é o responsável pela implementação da medida proposta e estabelecer um cronograma para o desenvolvimento dessas ações, conforme realidade de cada escola.
• Apresentar o Projeto “Compartilhar Boas Práticas”. Disseminarexperiências exitosas em toda a rede, entre escolas e promover discussõesentre professores e equipe pedagógica.

Desenvolver parcerias com os pais, comunidade do entorno da escola,PROERD, PROGEA, empresas locais, igrejas, grupos de voluntários, clubes de serviços, LIONS, Organização não Governamentais(ONG), Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Universidades, Associação de Bairros, Serviços Públicos (ação social, saúde e outros).
Consultar à comunidade quanto ao melhor dia e horário para realizarem as reuniões, grêmio escolar, escola de pais, gincanas escolares, feira de ciência,momento cívico cultural e outros com objetivo de alcançar os resultados previstos nesse projeto.

Metas
• Assegurar aproximadamente 100% de atendimento prioritário aos alunos de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos no turno diurno, no Ensino Fundamental;
• Implementar em 100% das escolas da rede municipal de Ipatinga projetos de alfabetização para todos os alunos não alfabetizados identificados;
• Regularizar a distorção idade/ano escolar do Ensino Fundamental em 100% das escolas, num prazo de 1 (um) ano;
• Reduzir o abandono e a repetência escolar para próximo de zero;
• Promover em torno de 100% de significativa participação dos alunos e dos professores e 98% dos pais e comunidade escolar em todas as atividadesda escola; 

• Assegurar que os alunos da rede municipal alcancem o nível de 80% de desempenho médio nas avaliações internas e externas;
• Garantir a ampliação dos compromissos educativos em 100% das escolas,para além dos conteúdos disciplinares dentro dos projetos da SME que serão apresentados às equipes diretivas;
• Fortalecer os órgãos da gestão democrática das escolas (Conselho Escolar,da Caixa Escolar) e do Sistema (Conselho Municipal de Educação) em 100%.

Campo de aplicação
Em todas as escolas da rede municipal de Ipatinga no período da Gestão 2017 a 2020.

Terminologia:
SME- Secretaria Municipal de Educação
PPP- Projeto Político Pedagógico
IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
ANA- Avaliação Nacional de Alfabetização
SIMAVE- Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação
PDI- Plano de Desenvolvimento Individual
PROERD- Programa Educacional de Resistência às drogas e violência
ONG - Organização não Governamental
PROGEA- Programa de Educação Ambiental 



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