Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Programas especiais

GINCANA DO CONHECIMENTO

por Educação

31/03/2017 17:28

 

Justificativa

Baseando-se em uma educação na qual  o aluno é protagonista das ações que potencializam a construção do conhecimento, a Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga, propõe a 1ª edição da Gincana do conhecimento – Duelando saberes.

Esta ação objetiva promover a aquisição do conhecimento e socialização de saberes a partir de atividades que compõem testes de conhecimentos gerais, habilidades e competências nas disciplinas que compõem a grade curricular e  circuito  lúdico desenvolvido com o apoio da equipe do Departamento Pedagógico e escolas.

Cada ano de escolaridade compõe uma categoria e os estudantes envolvidos concorrerão entre si, com atividades desenvolvidas para o ano no qual se encontram.

Público

Estudantes das turmas de 4° ao 9° ano, das unidades de ensino da rede municipal de Ipatinga.

Desenvolvimento

Primeira etapa

A primeira etapa da Gincana do Conhecimento – Duelando saberes se dará  por  meio da  avaliação das habilidades e conteúdos  básicos para cada ano de escolaridade.

Estudantes, do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental que obtiveram nota igual ou superior a 80% do valor da Avaliação Interdisciplinar – Simulado, serão classificados para a segunda etapa.

Segunda etapa

A segunda etapa se dará em cada unidade de ensino e caberá à Equipe Diretiva juntamente com os professores envolvidos com as turmas, selecionar dentre os estudantes que obtiveram aproveitamento igual ou superior a 80%, 4(quatro) estudantes por ano de escolaridade (4º ao 9º ano)   para participarem da terceira etapa.

Critérios para seleção:

Melhor desempenho nos aspectos comportamentais (qualitativos)  durante o 1º e 2º bimestres.

Melhor desempenho nos aspectos quantitativos 1° e 2° bimestres.

Leitores assíduos.

A terceira etapa da Gincana do conhecimento – Duelando saberes se dará por meio de teste escrito de múltipla escolha, elaborado pela Equipe de Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo questões de conhecimentos gerais, habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.FORAM INSCRITOS PARA A 3ª ETAPA – 472 alunos da Rede Municipal de Ensino distribuídos em 6 categorias.

A aplicação dos testes acontecerá no dia 23 de setembro, de 8h às 11h, em local a definir.

Os estudantes que obtiverem, nesta etapa, aproveitamento igual ou superior a 85% serão selecionados para a quarta etapa. 

Quarta etapa

A quarta etapa será composta por duas atividades distintas, a saber:

Atividade Pontuação
Atividade 1 - Redação  100 pontos
Atividade 2 – Circuito lúdico Parque da Ciência 100 pontos

A somatória do desempenho de cada estudante nas duas atividades definirá os 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria.

O tema da redação, bem como os critérios de avaliação, serão divulgados às unidades de ensino, dia 11 de agosto, via correio eletrônico.

A Atividade 1 – Redação, prevista para o dia 21 de outubro, no horário de  8h às 11h, em local a definir.

A Atividade 2 – Circuito Lúdico acontecerá no Parque da Ciência conforme  cronograma de atendimento que será encaminhado às unidades de ensino entre os dias  18 e 19 de outubro.

Os critérios de desempate nesta etapa serão:

Estudante com maior pontuação na Avaliação Interdisciplinar – Simulado.

Estudante com maior nota na redação.

 

 

 

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net