Estudantes da rede municipal participam de festival de xadrez
Projeto de desenvolvimento intelectual e motor já é desenvolvido em 14 escolas públicas de Ipatinga. Esporte estimula ainda a criatividade e a organização, entre outros benefícios
Publicado em 05/10/2017 17:09
Acontece durante esta semana, no Clube Brasileiro de Xadrez de Escola, com sede no Colégio John Wesley, em Ipatinga, uma oficina do esporte direcionada aos alunos do Projeto E.M. Xadrez, da rede municipal de ensino.
A proposta da oficina é preparar os estudantes para o Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Rápido, que acontece este mês em Ipatinga. O evento está marcado para 21 de outubro, um sábado, no Instituto Educacional Mayrink Vieira, no bairro Cariru.
Conforme Alexander Souza da Silva, professor da oficina, as aulas são teóricas e práticas. “Primeiro apresentamos aos alunos um vídeo divertido para que conheçam melhor o jogo de xadrez. Em seguida voltamos aos tabuleiros e explicamos as principais regras do jogo. Aos poucos, ingressamos em estratégias para o aluno se desenvolver”, sintetizou.
Projeto E.M. Xadrez
O projeto E.M. Xadrez envolve aulas nas quais os estudantes são ensinados a jogar xadrez. Ao mesmo tempo, os alunos participam de diversas atividades para desenvolvimento da coordenação motora. No momento o projeto é desenvolvido em 14 escolas municipais.
Responsáveis pelo E.M. Xadrez, os professores da rede municipal de ensino Robson Vieira Fróis (Educação Física) e Sérgio Renato Pereira (Matemática), enfatizam que o estudo sistemático do xadrez estimula a inteligência, representando significativos avanços no campo intelectual. “O xadrez é um jogo que envolve lógica, raciocínio, paciência, respeito mútuo, autoconfiança, criatividade, estratégia, senso prático de organização, concentração e, principalmente, desenvolve a memória”, enumera Sérgio Renato.
O professor Robson Vieira acrescenta: “O xadrez nas escolas serve para melhorar a autoestima, disciplina, relacionamento com as pessoas. Os alunos passam a entender mais as leis, as regras do dia a dia, o que já é suficiente para torná-los cidadãos dignos, de bom caráter e provavelmente bem-sucedidos nos seus projetos de vida”.
Clube Brasileiro de Xadrez de Escola
Em Ipatinga, o clube funciona no Colégio John Wesley, no Centro. Interessados em participar devem entrar em contato com a Fundação Brasileira de Xadrez em Ipatinga, pelos telefones 3828-5151/5181.
por SECOM/PMI