Casa dos Conselhos de Ipatinga em novo endereço
Equipamento que abriga seis colegiados de representação popular e atuação na área sócio-assistencial já está funcionando no bairro Contingente
Publicado em 03/04/2014 16:29
A Casa dos Conselhos de Ipatinga, que reúne seis conselhos municipais da área sócio-assistencial, já funciona em novo endereço, na rua Januário, nº 90, bairro Contingente. O objetivo da mudança é facilitar o acesso da população aos colegiados populares e melhorar a qualidade dos serviços prestados. O horário de atendimento permanece de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e o telefone também continua o mesmo: (31) 3829-8435. Anteriormente, a Casa dos Conselhos funcionava no bairro Veneza I.
No equipamento, mantido pela Prefeitura de Ipatinga, funcionam os Conselhos Municipais da Assistência Social, de Segurança Alimentar (Comsea) e dos Direitos da Mulher, do Idoso e do Deficiente, além do Anti-Drogas (Comad). Com a mudança de endereço, esses colegiados passam a contar com sala para atendimento individualizado do seu público e espaço para reuniões comunitárias. O local passará por adaptações para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Em Ipatinga, os Conselhos Municipais também funcionam como canal de comunicação direta entre o cidadão, entidades e poder público, na efetivação de políticas públicas de acordo com sua área de atuação.
Central de Denúncias
A Casa dos Conselhos também passará a contar com um novo serviço: a Central de Denúncias. O objetivo é assegurar mais agilidade no atendimento às vítimas de violação de direitos humanos, exceto relativas às crianças e adolescentes. O atendimento será individualizado e padronizado, realizado por técnicos da rede sócio-assistencial do município.
Após registrar e apurar a denúncia, a Central de Denúncias encaminhará o caso para a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, em fase de implementação no município. Caberá à Comissão a averiguação e os encaminhamentos necessários para atendimento da demanda junto aos programas municipais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. A denúncia poderá ser feita tanto por telefone quanto pessoalmente, sendo assegurado o sigilo da fonte.
por SECOM/PMI