Centenas de pessoas prestigiam o estande SAMU no Shopping
O estande do serviço chamou a atenção dos populares, que conferiram de perto os equipamentos e tecnologias utilizados pelas equipes no atendimento diário à comunidade
Publicado em 20/11/2017 18:32 - Atualizado em 21/11/2017 10:00
Aproximadamente 600 pessoas, dentre crianças, jovens, adultos e idosos passaram pelo Shopping Vale do Aço, no sábado (18) e domingo (19), para prestigiar a ação de conscientização sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a população de Ipatinga. O estande do serviço chamou a atenção dos populares, que conferiram de perto os equipamentos e tecnologias utilizados pelas equipes no atendimento diário à comunidade. Oficinas de ‘Ressuscitação Cardiopulmonar’, fraturas e demonstração de imobilizações, além de informações sobre quando e como acionar o serviço e os prejuízos causados pelos trotes no 192 foram outros assuntos abordados.
Ao passear pelo centro de compras, Sandro Luiz da Silva (37), morador do bairro Bethânia, se deparou com a ambulância e quis conhecer um pouco mais da estrutura do SAMU, participando da oficina de ‘Ressuscitação Cardiopulmonar’. “Eu percebi a importância desse serviço quando ouvi que um minuto para uma pessoa que está envolvida em um acidente significa ter a vida ou perder a vida. Esses profissionais são verdadeiros heróis anônimos que trabalham para salvar vidas. Precisamos estar conscientes da atuação deles e não permitir que trotes sejam direcionados ao serviço”, comentou.
Apesar das campanhas educativas permanentes, o número de trotes passados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência continua alto em Ipatinga. De janeiro a outubro deste ano, o SAMU realizou no município 8.856 atendimentos com ambulâncias, seja de Suporte Básico (USB) ou Avançado (USA). Entretanto, em se tratando de chamadas falsas, houve 5.556 trotes, no mesmo período.
Coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Wilian Miranda Moraes, destacou o sucesso da ação para disseminar informações importantes sobre o serviço. “Nós queremos tornar a população amiga do SAMU, porque são diversos os prejuízos financeiros que uma ocorrência falsa causa aos cofres do município. Há ainda a grave consequência da elevação do tempo de resposta, comprometendo o atendimento a uma pessoa que realmente esteja precisando da assistência do SAMU. Nós queremos manter essa parceria com a cidade, com adolescentes e jovens nas escolas, além das empresas e as famílias”, reforçou.
por SECOM/PMI