Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Vacinação

Vacinação periódica atende somente ao público-alvo.

por SECOM/PMI

10/01/2017 17:56

FEBRE AMARELA 

Vacinação periódica atende somente ao público-alvo. 

Saiba


A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus sendo transmitida por vetores. A maioria das pessoas que contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. 
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
O surto atual acontece nas áreas rurais e florestais da microrregião de Caratinga,Teófilo-Otoni e Manhumirim. Sendo transmitido pelo mosquito Haemagogus, ciclo Silvestre. Vale ressaltar que a Febre Amarela urbana não acontece em Minas Gerais desde 1942. 
Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra. A recomendação de vacina de febre amarela atualmente é indicada para residentes de áreas rurais e florestais, e viajantes que comprovadamente demonstrem que irão para as áreas de surto. Além de crianças a partir dos nove meses de idade.  
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga segue o calendário de vacinação, preconizado pelo Ministério da Saúde, Portaria 1533 de 18 de agosto de 2016, onde fica definido:
- Primeira dose: administrar aos nove meses de idade.
- Reforço: administrar um reforço aos quatro anos de idade. 
- As crianças que nunca foram vacinadas, receberão a primeira dose e após 30 dias o reforço.  
- Pessoas que receberam as duas doses estão imunizadas permanentemente.

Esquema de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga mantém, há algum tempo, um esquema de vacinação para atender ao público alvo da vacina (crianças a partir dos nove meses de idade, crianças que receberão o reforço e pessoas que irão viajar para localidades com incidência da doença), durante todos os dias da semana. É importante destacar que o atendimento é voltado somente ao público-alvo da vacinação.
A vacina de Febre Amarela vem em frascos de dez doses e pós-aberta tem validade de 6horas para utilizar o produto. Com intuito de minimizar as perdas nas unidades de saúde, a Prefeitura agendou para cada dia da semana uma repartição para imunizar o público-alvo. Este esquema tem como assegurar que os locais terão pessoas suficientes para vacinar e que não haja perda do produto.

.secom

 

 

 

 

 

 

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net