TEMPO MAIOR PARA APRENDIZADO - Novo Mais Educação
Programa complementa ensino regular de educandários de Ipatinga com oficinas especiais de Língua Portuguesa, Matemática e atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer
Publicado em 19/05/2017 18:25
Promovido pelo Depeg – Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga e sob a orientação da gerente Maria do Carmo Silva Melo, aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), nas dependências da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, um encontro de orientação dirigido aos mediadores de aprendizagem do Programa Novo Mais Educação.
O Programa Novo Mais Educação foi instituído pela Portaria MEC nº 1.144/201, de 10 de outubro de 2016, e visa à ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou 15 horas semanais. Ele é implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e também desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer.
Estas atividades complementares são desenvolvidas por articuladores, que ficam responsáveis pela coordenação e organização e pela promoção da interação entre a escola e a comunidade. Os profissionais também se ocupam da prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para os fins de monitoramento.
Há, também, a figura do mediador de aprendizagem, que é responsável pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico. Outra função é a do facilitador, responsável pela realização das sete horas de atividades de escolha da escola, lembrando que estas podem ofertar cinco horas de atividades complementares por semana, sendo duas atividades de acompanhamento pedagógico, uma de Língua Portuguesa e uma de Matemática.
De acordo com Gilberto José da Silva, coordenador do Programa Novo Mais Educação, algumas escolas devem dar início ao programa na próxima quarta-feira (24). As demais estão se organizando para começar em junho.
Ainda conforme o coordenador, na última quinta-feira (18) ocorreu a formação geral do programa, reunindo em torno de 140 pessoas - os mediadores de aprendizagem, os articuladores e os facilitadores das oficinas. Na ocasião, eles receberam as questões técnicas do programa e a organização funcional.
Todas as escolas produziram um plano de atendimento em novembro do ano passado, definindo suas oficinas e o número de alunos que serão atendidos. Portanto, cada escola tem sua oficina específica, sendo que todas devem oferecer quatro horas de Português e quatro de Matemática para os alunos. Há educandários com médias de 100 a até 285 alunos.
GRANDE EXPECTATIVA
O Programa Novo Mais Educação começa a ser implementado por meio de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, bem como o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, visando à melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária do aluno.
Segundo Eliane Leal Alves, assessora Pedagógica da SME, este programa traz uma expectativa muito grande não só para as famílias, mas também por parte das próprias escolas. “Afinal, é um tempo maior que as crianças têm para concluir habilidades que vêm sendo trabalhadas e que, muitas vezes, no tempo regular, não são tão bem exploradas”.
Ela ainda acrescenta: “Nosso objetivo é trabalhar as defasagens, o lúdico, com jogos, tentando fazer com que este aluno consiga atingir os objetivos propostos na série que ele está cursando. Nossa função é capacitar e orientar o trabalho dentro da escola”, explica.
EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA
Lotada na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Planalto, Mel Rocha conta que este ano foi contemplada para ocupar o cargo de articuladora: “É uma nova experiência para mim. Eu sou professora de Educação Física e estou trazendo um novo enfoque para o programa, ao mesmo tempo em que aprendo muito. É uma experiência maravilhosa. Na escola onde leciono vou auxiliar duas mediadoras de Língua Portuguesa e duas de Matemática, além dos facilitadores na dança, no teatro e na arte circense e recreação psicomotora. Nossa escola fica junto a uma comunidade carente e precisa muito destes programas para auxiliar tanto na aprendizagem cognitiva como na motora, além de aprofundar os conhecimentos que eles estão adquirindo nas salas de aula”, comentou.
por SECOM/PMI