Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Assistência Social

Roda de Conversa no Centro Pop

por SECOM/PMI

10/08/2017 16:52

Na manhã desta quinta-feira (10), aconteceu na unidade do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) a “Roda de Conversa Centro Pop”, direcionada ao público-alvo do organismo. Pessoas em situação de rua foram esclarecidas sobre o funcionamento do equipamento oferecido pela Secretaria de Assistência Social de Ipatinga.

O encontro teve a presença de 30 pessoas, sendo 25 delas as que mais frequentam o local e as cinco outras, migrantes. A ideia é que esta conversa passe a ser semanal, a partir de agora.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ipatinga, Cláudia Castro, observa que o aumento da população de rua se agravou com a crise econômica do país, constituindo-se hoje num fenômeno desafiador. Ela lembra que os direitos desse público são previstos no Decreto 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Realidade atual

A diretora revela que a realidade atual das pessoas em situação de rua em Ipatinga vem sendo levantada em um Diagnóstico que deve ser finalizado em breve pela Polícia Militar, com apoio da Secretaria de Assistência Social. Mas já adianta que 80% deste público é do sexo masculino e a maioria em idade laboral entre 20 e 40 anos. Ainda, têm baixa escolaridade e a grande parte faz uso de álcool e outras substâncias alucinógenas.

“A política de assistência não permite a retirada compulsória do morador de rua da situação em que ele se encontra. O trabalho é realizado com a perspectiva de emancipar a pessoa, respeitando a sua individualidade. A decisão de sair da rua é tomada de forma voluntária, e aqui nós os incentivamos a isso”, comenta Cláudia.

Atualmente existem na cidade 12 famílias que viveram em situação de rua e estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social numa fase de adaptação em núcleos residentes.

“A realização desta primeira reunião é um avanço, já que este é um público que não tem rotina estabelecida. Eles estão sendo incentivados a resgatar os vínculos sociais e familiares. E para isso recebem todo o nosso apoio, com um tratamento humanizado e respeitoso”, finaliza o secretário de Assistência Social, José Osmir de Castro.

Serviços

O Centro Pop de Ipatinga oferece, entre os inúmeros serviços, o incentivo à reinserção familiar e/ou comunitária, encaminhamento para a área da saúde, espaço para banho e lavanderia, atendimento interdisciplinar com psicólogos e assistentes sociais. Também é feita a guarda de pertences.

O auxílio para a retirada da 2ª via de documentação também é oferecido, assim como aos migrantes são fornecidas as passagens rodoviárias para a cidade de destino.

A unidade também é utilizada como endereço de referência para cadastro em programas sociais, de transferência de renda e entrevistas de emprego. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net