Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Fiscalização

Mais de 60 alvarás são liberados em Ipatinga em apenas dois meses

por SECOM/PMI

20/03/2017 18:49

construção civil 1

COM A ELIMINAÇÃO de processos burocráticos, o principal reflexo é a retomada dos investimentos em construção civil na cidade

Tem crescido significativamente, desde o início da nova administração municipal de Ipatinga, o número de processos liberados para o setor da construção civil, como forma de incentivar o crescimento de uma das áreas que mais empregam na cidade, atrás apenas do comércio. Muitos destes documentos liberados estavam engavetados desde 2012. Os trâmites que antes eram morosos hoje estão mais ágeis, fato que tem sido muito bem recebido pelos empreendedores do setor e os operários que se beneficiam com a providencial geração de postos de trabalho.
 
Aconteceu uma importante desburocratização nos processos e, segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, essa foi uma determinação expressa do prefeito Sebastião Quintão, no sentido de contribuir para reverter os efeitos do quadro recessivo que atinge toda a economia nacional. Nesse sentido, foram estabelecidas algumas metas, a principal delas visando desembaraçar projetos de investidores, respeitados os limites da lei.
“Foram criadas rotinas que favorecem um fluxo interno mais rápido para os papeis. Isto faz com que muitos empreendimentos representativos estejam aptos para avançar e, ainda, possibilita que outros surjam com mais frequência”, salienta o Secretário.

ALVARÁS E OUTROS DOCUMENTOS
Desde o início de janeiro até a última sexta-feira (18), foram liberados pela nova administração 63 alvarás para construção de apartamentos, casas e imóveis comerciais na cidade. Somente com estes alvarás, a previsão é de geração de mais de 580 empregos diretos no município.
Também foram liberados, no mesmo período, 36 ‘Habite-se’ - documento que comprova que a construção foi feita seguindo as normas vigentes, garantindo ao munícipe a obtenção do registro de seu imóvel em cartório e, também, financiamento habitacional. Outro documento expedido em grande número (177) foram as Certidões Numéricas - o endereço formal do imóvel.
As Certidões de Medidas de Confrontações – documento em que constam dados do imóvel (loteamento, lote, quadra, proprietário, Inscrição Imobiliária Municipal) e suas medidas e confrontações (imóveis vizinhos), usado para fins de inventário, compra e venda de imóvel, pedido de Cartório de Registro de Imóveis para regularização de Matrícula ou usucapião – somaram 51. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net