Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Energia

Vândalos voltam a destruir pontos de iluminação recuperados em Ipating

por SECOM/PMI

14/07/2017 18:10

fio

NA REGIÃO entre os bairros Novo Cruzeiro e Veneza, cabos foram cortados, luminárias e outros objetos furtados

Com o objetivo de assegurar maior proteção ao patrimônio público e à comunidade, a equipe do Departamento de Energia e Saneamento (Desa) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma) está mapeando os pontos considerados críticos na cidade em relação à destruição de equipamentos de iluminação.

Vândalos continuam agindo em locais atendidos pelo poder público logo após a revitalização. É o caso da área nas imediações do campo do bairro Novo Cruzeiro. A passagem de acesso ao Veneza, logo após o kartódromo Emerson Fittipaldi, que teve a iluminação recuperada no mês de abril, já está novamente às escuras. Houve furto de suportes, lâmpadas e globos. Além disso, foram cortados os cabos que fazem a alimentação de energia. O que não foi furtado, foi quebrado.

A passagem é muito utilizada por pessoas que fazem caminhada ou que usam a ponte sobre o ribeirão Ipanema para se deslocar do Parque Ipanema até o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro. Sem iluminação, o espaço fica perigoso para pedestres e ciclistas.

Outro ponto que estava com a iluminação em perfeitas condições e também foi depredado, foram duas torres localizadas no canteiro central na avenida Pedro Linhares, próximo ao Escritório Central da Usiminas, que tiveram os cabos roubados.

PONTOS CRÍTICOS

Também foram relacionados pelo Desu como pontos críticos de vandalismo na cidade com lâmpadas e luminárias quebradas e cabos cortados:

- Praça do Barra Alegre; Morro do Sossego, Beco União e final da Rua C, no bairro Veneza (todos revitalizados na primeira quinzena de abril e já carentes de reparos);

- Rua 1, esquina com rua 6; rua 20, próximo aos números 220 e 200; rua 8 com Rua Três e rua 8 com Salto Osório, todas no Nova Esperança;

- Ruas Estrelinha, Xororó, João de Barro com Curió e Campo Flamenguinho 2, no bairro Vila Celeste;

- Finais das ruas Gaturano e Graúna, acessos ao bairro Jardim Santa Clara;

- Ruas Araribóia e Pérola, no bairro Iguaçu;

- Rua Macaé, do número 40 ao 125, no bairro Chácaras Madalena.

CUSTOS

O custo para refazer o serviço não fica barato para os cofres públicos, comprometendo recursos que poderiam ser utilizados em outras ações de interesse da comunidade. Para que se tenha uma ideia, só para que voltem a funcionar como antes as duas torres de energia na avenida Pedro Linhares, o investimento é de R$ 2 a  3 mil. Já a revitalização da iluminação da área próximo ao Parque Ipanema está orçada entre R$ 8 a 10 mil. Isso sem contar as demais áreas que terão que ser revistas em um cronograma que está sendo montado.

Além disso, o munícipe deixa de ser atendido em novas demandas no mesmo setor quando a equipe refaz o trabalho em áreas que já foram contempladas.

A Sesuma informa que a população pode ajudar denunciando de forma sigilosa os casos de vandalismo pelos telefones 0800-2854443 e 3829-8080. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net