Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Saúde

Unidades de Saúde de Ipatinga ofertam testes rápidos de gravidez

por SECOM/PMI

11/10/2017 14:40

teste de gravidez

Para fazer o teste a mulher não precisa passar por uma consulta médica. Basta chegar ao posto de saúde e solicitar o exame, que deverá ser feito na unidade

Para garantir uma melhor assistência à mulher, seja ela adulta, jovem ou adolescente, a Prefeitura de Ipatinga está proporcionando, a partir da próxima segunda-feira (16), 5.000 testes rápidos de gravidez. Todas as Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão gratuitamente o teste, aumentando no município a captação precoce das gestantes (antes de 12 semanas de gravidez). A iniciativa favorecerá as gestantes com um pré-natal completo e mais eficiente.

Segundo a médica Aiala Xavier, referência técnica da Secretaria de Saúde, “para fazer o teste a mulher não precisa passar por uma consulta médica. Basta chegar ao posto de saúde e solicitar o exame, que deverá ser feito na unidade. O resultado sai em cerca de 15 minutos após a coleta da urina”, explicou.

Ainda conforme a doutora Aiala, “a detecção precoce da gestação possibilita que o pré-natal seja iniciado assim que a gravidez é confirmada. Por meio do pré-natal, é possível identificar, por exemplo, casos suspeitos de microcefalia por infecção do Zika Vírus. Nos três primeiros meses de gestação são realizados os procedimentos mais importantes para acompanhar o desenvolvimento do feto”, esclarece.

Atualmente, o teste tradicional demanda de um a cinco dias para a conclusão do resultado. Já com o teste rápido, a resposta fica pronta, em média, cinco minutos após a coleta da urina.

Rede Cegonha

A oferta de teste rápido de gravidez pelo SUS está inserida na estratégia da Rede Cegonha, que consiste em cuidados que visam assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, bem como atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento do bebê. A rede também prevê, à criança, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A oferta do teste rápido de gravidez é um componente do pré-natal da Rede Cegonha, cujo objetivo é garantir o acolhimento, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade da assistência na gestação. Estão incluídas outras ações como a qualificação do profissional de saúde que atua na Atenção Básica, a oferta do teste rápido de sífilis, a ampliação da oferta de outros exames durante a gestação e a visita à maternidade de referência durante o pré-natal, entre outras medidas.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net