Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Saúde

Público masculino responde bem à mobilização do Novembro Azul

por SECOM/PMI

13/11/2017 18:10

novembro azul

Todas as Unidades de Saúde de Ipatinga realizam atividades em promoção à saúde do homem durante este mês de Novembro

 Diversas atividades de promoção à saúde, previstas na programação do ‘Novembro Azul’, atraíram o público masculino, no último sábado (11), às Unidades de Saúde de Ipatinga. Palestras e rodas de conversa, especialmente sobre o câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, solicitação de exames, avaliação de saúde bucal, orientação para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), atividades físicas, oficinas de corte de cabelo e cuidados com a barba foram algumas das atividades realizadas com a participação de homens de todas as idades. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde realizou também o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela.

O aposentado Antoniel Ferreira Lima (64), morador do bairro Ideal, constantemente realiza acompanhamento de saúde no posto, com a equipe azul. Então, neste sábado, ele não ficou de fora quando soube da programação especial, destinada a cuidados com a saúde dos homens e prevenção às doenças.
 

antoniel

'Quem gosta de mim sou eu mesmo e se a gente quer ter uma vida prolongada, é muito importante não ficar parado no tempo', afirmou Antoniel ao participar das atividades do Novembro Azul, no bairro Iguaçu.


“Se a gente quer ter uma vida prolongada, é muito importante não ficar parado no tempo. Hoje eu aprendi um pouco mais sobre atividade física e alimentação. Aproveitei também para atualizar meu cartão de vacinação. Agora é só manter as rotinas saudáveis para continuar em forma e de bem com a vida”, afirmou.
 

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Juliana Ávila, relembra que até o final deste mês outras ações de cuidados à saúde dos homens serão realizadas nas diversas Unidades de Saúde do município.
 

“A nossa campanha do ‘Novembro Azul’ se esmera em alertar não apenas sobre a prevenção ao câncer de próstata, mas também convidar o público masculino a cuidar mais da saúde de maneira geral. Ao contrário das mulheres, os homens ainda não incorporaram a prevenção e os cuidados no dia a dia e, por isso, acabam adoecendo mais. Por isso nós queremos chamar a atenção da população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde e a busca constante por prevenção e acompanhamento médico”, destaca.
 

Mais de 50 profissionais das Unidades de Saúde participaram das atividades realizadas no sábado.
 

novembro azul

Rodas de conversa, atividades físicas e diversas ações estão sendo promovidas nos postos de saúde para o público masculino.

Sobre a doença
As estatísticas do câncer de próstata no Brasil assustam: é o segundo tipo de tumor que mais atinge os homens e o que mais mata os brasileiros acima de 50 anos. O preconceito e a falta de informação acerca da importância da prevenção da doença são os principais fatores que elevam o índice de mortalidade entre homens. Atualmente, estima-se que um brasileiro morre a cada meia hora em decorrência do câncer de próstata.

 

Já em casos de diagnóstico precoce, as chances de cura do paciente chegam a 90%. A prevenção do câncer de próstata deve começar cedo, com hábitos de alimentação saudável e exercícios físicos. O consumo de álcool e o tabagismo são fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores na próstata. Entre os exames preventivos, o principal é o exame do PSA – Antígeno Prostático Específico, que é um importante marcador tumoral para identificação da doença.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net