Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Educação infantil

Projeto Meu mundo... Outros mundos...revoluciona comportamentos

por SECOM/PMI

18/05/2017 19:12

A professora Marta Ribeiro Silva, que faz parte do Programa de Linguagens da rede municipal de ensino de Ipatinga, desenvolveu um projeto com os alunos da Escola Infantil 7 de Outubro que está fazendo grande sucesso. Denominado “Meu mundo... Outros mundos...    ”, o trabalho familiariza os estudantes com os problemas de acessibilidade em áreas públicas, procura sensibilizá-los a respeitar os portadores de necessidades especiais e contribui para uma maior inclusão social nos educandários.
Conforme a idealizadora do projeto, ele é dividido em etapas, mas todas elas trabalham a inclusão, diferenças sociais e físicas. “A ideia surgiu de uma observação quanto à intolerância no nosso meio. Criamos a proposta com intuito de trabalhar com as crianças as diferenças e também o respeito ao próximo”, explica Marta.

TÚNEL DE SENSAÇÕES
Na última semana foi montado no pátio da escola, junto ao Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro,  um ‘Túnel de Sensações’, elemento didático usado para aplicabilidade dos objetivos do projeto. Ao realizar o trajeto, às escuras, os alunos exercitavam sensações táteis, olfativas e auditivas. 
De acordo com Marta, a intenção é fazer com que as crianças, ao entrarem no túnel, possam explorar cada sentido, além de se lembrarem das limitações impostas ao ser humano em muitas circunstâncias.
Outra maneira que a professora encontrou de explorar com os alunos as limitações foi inseri-los diretamente na realidade. Através de vendas e uma cadeira de rodas, eles foram incentivados por alguns minutos a experimentar as deficiências visuais e físicas. Segundo Marta, neste momento os alunos conseguiram identificar na prática as limitações enfrentadas por muitos em relação à acessibilidade. 

MAIS SENSIBILIDADE
De acordo com a coordenadora da Escola Municipal 7 de Outubro, Elci Silveira de Abreu Almeida, “o projeto despertou nas crianças a sensibilidade para esse mundo tão diversificado”. Ela ainda acrescentou: “Por meio dele as crianças aprenderam a reconhecer a importância do outro nos diferentes espaços, com suas particularidades e limitações. Entenderam principalmente sobre o direito de ir e vir e, ainda, como é importante participar de todas as atividades culturais mesmo com a deficiência apresentada”. 
O projeto “Meu mundo... Outros mundos...” teve o apoio de outras três professoras: Inês Fernandes, Edma Fernandes e Marly Cristina, que também fazem parte do Programa de Linguagens da rede de ensino. 
A idealizadora do projeto afirma estar encantada com os resultados, vibrando com a amplitude de seu alcance. “Os pequenos já mudaram o olhar quanto ao respeito às diferenças, o respeito à opinião do colega”, observa. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net