Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Programas especiais

Progea propaga hábitos de educação ambiental

por SECOM/PMI

15/03/2017 10:12

A Polícia Militar de Minas Gerais também está contribuindo para melhorar o nível educacional nas escolas municipais de Ipatinga. Pelo menos duas unidades da rede de ensino da cidade já estão sendo assistidas pelo Programa de Educação Ambiental (Progea), que visa estimular alunos do 4º ano do ensino fundamental a desenvolverem hábitos que contribuam para a preservação do meio ambiente, visando promover a restauração dos recursos naturais. Durante as ministrações, são enfocados problemas identificados tanto da zona rural quanto da zona urbana, o que ajuda a gerar nas crianças uma percepção maior acerca da degradação do meio ambiente.

O Progea é realizado exclusivamente pelos policiais militares do Meio Ambiente e, na região, já foi executado em outros municípios. Em Ipatinga, as escolas escolhidas para receberam o programa são a Arthur Bernardes, no bairro Canaã, e Vilma de Faria Silva, no bairro Bethânia.

PROJETO PROGEA

PROGEA na E.M.Artur Bernardes


NOVOS HÁBITOS 
De acordo com o sargento Márcio Sales de Almeida, um dos coordenadores do programa, é considerável o progresso dos alunos após concluída a grade de instruções. “Os estudantes adquirem novos hábitos tais como jogar lixo nas lixeiras, economizar água nos bebedouros das escolas e nas torneiras de casa”, exemplifica.  

Ele acrescenta que o programa, cumprido em 12 aulas de 40 minutos, vai além da pura apresentação de conceitos ambientais. “Os participantes são levados a conhecerem a problemática ambiental por meio de discussões e, juntos, buscam soluções que levam em consideração o bem-estar social e a conservação ambiental. No final do programa os alunos têm uma formatura, na qual recebem medalhas de reconhecimento”, detalha. 

Através da educação ambiental, o Progea pode, de forma dinâmica, atuar como instrumento de melhoria da percepção ambiental dos alunos e toda a comunidade escolar, contribuindo para a construção do conhecimento e mudança de cultura e de comportamentos.  

“Quanto maior a prevalência de ações proativas desenvolvidas através do Progea junto às escolas, maior a possibilidade dos alunos adotarem práticas preventivas para melhorar o ambiente em que vivem. A semente está sendo lançada e, certamente, num futuro próximo a sociedade colherá bons frutos”, acredita o sargento Sales. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net