Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Contratos e Convênios

Prefeitura assina convênio para consultas e exames oftalmológicos

por SECOM/PMI

09/08/2017 15:26

assinatura com SESC e Sindcomercio

O Termo de Parceria permitirá que cerca de dois mil novos atendimentos na área da Saúde beneficiem centenas de usuários do sistema público de Saúde

Uma parceria da Prefeitura de Ipatinga com o Sindicato do Comércio do Vale do Aço (Sindcomércio) e o Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc) permitirá que, a partir deste mês de agosto, aproximadamente 2.000 novos atendimentos na área da Saúde, nas especialidades de Oftalmologia e Odontologia, beneficiem centenas de usuários do sistema público de Saúde do município.

Na manhã desta quarta-feira (09), o prefeito Sebastião Quintão recebeu em seu gabinete a gerente das Unidades Móveis do Sesc em Minas Gerais, Meyre Ribeiro, e o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, para assinatura do Termo de Convênio da unidade itinerante Med Sesc Oftalmologia. Desde a última segunda-feira (07), o consultório móvel foi estacionado em frente ao prédio da Prefeitura de Ipatinga, preparando-se para receber os pacientes.

Os atendimentos foram agendados pela Secretaria Municipal de Saúde para realização de diagnóstico precoce e controle de patologias e doenças ligadas à visão.

consultorio sesc

O Med Sesc Oftalmologia conta com um consultório provido de equipamentos para a realização das consultas e exames, além de sala para estoque de materiais

Já no dia 23 chega a Ipatinga a Unidade Móvel OdontoSesc, que oferecerá a cada paciente agendado cerca de 15 atendimentos na área de odontologia. A clínica itinerante possui quatro equipamentos odontológicos com cadeira, instrumental de exame clínico, raios-X e sala de esterilização. Quatro dentistas trabalharão a prevenção a doenças da boca com a limpeza dental e aplicação de flúor, extração e tratamento de cárie.

Mais qualidade de vida

Em sua fala, o prefeito Sebastião Quintão ressaltou que “em um momento tão delicado como o atual, com uma situação de calamidade financeira e escassez de recursos na área da Saúde, é muito valioso ter parceiros com iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população”.

“Esta ação conjunta com o Sindcomércio e Sesc” – ele acrescentou – “irá retirar da fila de espera muitos pacientes que já corriam o risco até mesmo de perder completamente a visão. Muitos deles aguardam desde 2009 por uma consulta e exame oftalmológico”. A demanda reprimida do município nesta especialidade é de milhares de usuários.

Para o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, a parceria com o poder público traz grandes benefícios para os moradores da cidade.

“O Sindicato sai na vanguarda no quesito social. Nosso objetivo é, junto com o prefeito, contribuir para que a população mais carente consiga acessar serviços de qualidade, de forma gratuita”, afirmou.  

dona nair 2

'Depois que a Prefeitura me ligou para esse atendimento estou mais animada, com esperança de que consiga minha cirurgia sem ter que pagar', disse a paciente Nair Batista

Há poucos dias, a dona de casa Nair Batista teve que pagar R$ 100 em uma consulta particular com oftalmologista. “Eu estou tendo muita dificuldade para enxergar. Na última consulta, o médico colocou o aparelho nos meus olhos e detectou que estou com catarata. Eu estava preocupada, mas depois que a Prefeitura me ligou para esse atendimento fiquei mais animada, com esperança de que consiga minha cirurgia sem ter que pagar”, explicou.

A moradora do bairro Bethânia, dona Janua Coeli Dias, foi outra paciente convocada para os atendimentos de Oftalmologia na unidade móvel, na tarde desta quarta-feira (09).

“Quando comecei a usar meus óculos, minha visão melhorou muito. Mas, desde 2015 estou aguardando por uma nova consulta na rede pública. Hoje eu venho sentindo dor nos olhos, e coincidentemente o pessoal da Prefeitura me ligou. Já estou aqui me preparando para a consulta médica. Lá na minha casa, meu marido tem glaucoma e trata a doença pelo Serviço de Atenção Médica (SAM) da Secretaria Municipal de Saúde. É muito caro um tratamento particular, chega a R$ 9 mil, no caso do meu marido. A gente tem que aproveitar quando o prefeito traz essas oportunidades boas pro povo, pra cidade”, comemorou.   

Sobre os atendimentos e prevenção

triagem

Uma equipe de enfermeiros do Sesc realiza atendimentos aos usuários, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia

Os primeiros acolhimentos aos pacientes agendados começaram nesta quarta-feira (9) e prosseguem até sexta-feira (11), no hall da Prefeitura. Das 7h30 às 11h e das 13h às 15h30, uma equipe de enfermeiros do Sesc realizou os atendimentos dos usuários com aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Aqueles que são considerados aptos seguem para consulta médica com oftalmologistas.

A Unidade Móvel Med Sesc Oftalmologia conta com um consultório provido de equipamentos para a realização das consultas e exames, além de sala para estoque de materiais.

Além de correção de grau, os exames oftalmológicos são para diagnóstico de glaucoma e catarata. Por dia, serão realizados 40 exames. A equipe especializada da Unidade Móvel é constituída de dois médicos oftalmologistas e dois enfermeiros.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net