Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Saúde

Pré-conferências da Saúde começam na segunda em Ipatinga

por SECOM/PMI

13/07/2017 17:40

comissão

Membros do Conselho Municipal de Saúde e da Prefeitura de Ipatinga planejam a 16ª Conferência Municipal de Saúde

As pré-conferências preparatórias para a 16ª Conferência Municipal da Saúde em Ipatinga terão início na próxima segunda-feira (17), para as Regionais I e II. Os moradores dos bairros Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Bairro das Águas, Bela Vista, Areal, Imbaúbas, Horto, Usipa e Santa Mônica serão os primeiros a participar do encontro, que acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bom Retiro. Realizada por representantes do Conselho Municipal de Saúde com apoio de técnicos da Secretaria de Saúde de Ipatinga, as pré-conferências serão desenvolvidas em todas as Regionais a partir das 18h30. 

No dia 18, terça-feira, será a vez da Regional III participar da pré-conferência na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé e a Regional IV na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus. Na quinta (20), o evento será realizado para os moradores dos bairros Canaã, Canaãzinho, Vila Celeste, Vale do Sol, Vista Alegre, Forquilha e Chácaras Oliveira, das Fontes, na UBS do Canaã. Ainda no dia 20, a Regional VI terá sua pré-conferência na Escola Municipal Zélia Duarte. Já na sexta-feira (21), será a vez dos moradores da Regional VII participar do encontro na Escola Municipal Conceição Pena Rocha, e os moradores das Regionais VIII e IX participarem da pré-conferência na UBS do Limoeiro. O encerramento será no dia 24, quando o evento acontecerá no 7º andar da Prefeitura de Ipatinga, para os trabalhadores e prestadores de serviços da área da Saúde. 

REALIZAÇÕES

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Mariley Garcia, "durante as pré-conferências, serão apresentadas por técnicos da Secretaria de Saúde, as realizações do atual governo na área da Saúde. Em seguida, haverá uma exposição da proposta de gestão para os próximos três anos e meio", explica. 

Na ocasião serão eleitos também 80 delegados titulares, que terão direito a voz e voto, e 80 suplentes, que terão direito a voz, na Conferência Municipal, com o tema: “O fortalecimento do controle social na gestão do SUS: direitos e deveres”. Para ser eleito pela comunidade como delegado, o cidadão precisa ser representante de algum órgão, entidade e/ou movimento social.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gisele Coutinho Brandão, reforça “toda comunidade está convidada a participar destes encontros. As pré-conferências são oportunidades que a população tem de eleger delegados, que são representantes do segmento usuários do SUS, trabalhadores públicos, prestadores de serviço, para que na Conferência Municipal eles possam propor políticas públicas para a saúde. É momento de impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde”, explica. 

A 16ª Conferência Municipal de Saúde está prevista para os dias 26 e 27 de julho, das 13h às 18h, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), no bairro Bom Retiro.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net