Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Notícia

PMI recebe assessoria para execução de Programa de Alimentar Escolar

por SECOM/PMI

13/07/2017 10:52

O município de Ipatinga foi selecionado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber durante esta semana assessoria e monitoramento na área de alimentação escolar. A iniciativa é do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Viçosa (CECANE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
O início da parceria foi marcado por encontro na terça-feira (11), que reuniu o vice-prefeito e também secretário de Educação, Jésus Nascimento e os atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nutricionistas, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), técnicos de extensão rural (responsáveis pela agricultura familiar), coordenador de finanças (responsáveis pela compra, chamada pública e licitação) e outros envolvidos com a alimentação escolar com as monitoras do CECANE, a agrônoma Daniela Cristina Saraiva e a nutricionista Vanessa Manfre Garcia de Souza. 
Até a próxima sexta-feira (14), acontecem ações de apoio técnico e operacional para melhor execução do PNAE. 
O Programa Nacional de Alimentação Escolar contribui para o crescimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, além da formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricionais.
No primeiro contato com as autoridades, educadores e técnicos ipatinguenses, além da apresentação do projeto de assessoria pelas monitoras do CECANE também ocorreu o preenchimento de questionários da entidade executora, pelo secretário de Educação, nutricionistas da rede pública e gerente do setor de compras. As monitoras também se relacionaram com o Departamento de Suprimentos, na Secretaria de Administração, para alinhamento de documentos. 
No segundo dia de contato, as monitoras e uma equipe designada pela Secretaria de Educação visitaram quatro estabelecimentos da rede municipal de ensino, sendo uma creche, uma unidade de Educação Infantil, outra de Ensino Fundamental e uma escola na zona rural. Elas também visitaram uma escola da rede estadual e o Setor Municipal de Alimentação Escolar (SMAE), no Canaã. 

DIAGNÓSTICO LOCAL
Na última quarta-feira (12), aconteceu no sétimo andar da PMI uma reunião com representantes do setor de agricultura familiar, trabalhadores rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, agricultores familiares e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, nutricionistas, responsáveis pelo setor de compras, entre outros. O objetivo foi elaborar um diagnóstico local com relação ao processo de compra da agricultura familiar. Houve também um debate sobre as dificuldades encontradas na execução do processo, entraves e superações.
Para os próximos dias estão planejadas reuniões com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para análise de documentos e esclarecimento de dúvidas pertinentes ao PNAE, e com os atores do Programa presentes na primeira reunião para a elaboração do Plano de Ações. Na sexta-feira (14) ocorrerá uma formação dos atores envolvidos na execução do PNAE. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net