Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Cirurgias

PMI anuncia Mutirão de Cirurgias para atender mais de 700 pessoas

por SECOM/PMI

18/05/2017 17:43

publico

O HALL da prefeitura ficou superlotado durante a solenidade de lançamento do mutirão

Acompanhado do vice-prefeito Jésus Nascimento, lideranças comunitárias, representantes de instituições parceiras, profissionais e conselheiros da área de saúde, todo o seu secretariado e também a base de apoio na Câmara Municipal, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, lançou na manhã desta quinta-feira (18), no hall da prefeitura, o Mutirão de Cirurgias de Catarata, Tratamento de Glaucoma e Cirurgias Eletivas – que inclui atendimento a casos de adenoide, amígdala, ortopedia e varizes, entre outros. Mais de 700 usuários da rede pública de Saúde que aguardavam na fila de espera desde 2010 serão beneficiados com os procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o prefeito, além de assegurar maior conforto a centenas de pessoas (boa parte delas já com idade avançada) e aliviá-las de uma angustiante espera, as medidas anunciadas representam uma economia anual, para o município, de mais de R$ 8 milhões. Estão sendo eliminadas despesas com transportes, alimentos e outras geradas pelos deslocamentos constantes a Belo Horizonte. “Não bastassem todos estes fatores, estamos também prestigiando organizações da cidade, valorizando os profissionais locais e fazendo com que o dinheiro gire no próprio município” – ele enfatizou.

Para garantir o atendimento à população, a atual administração está realizando um investimento inicial de mais de R$ 500 mil. Foram firmados convênios com o Hospital de Olhos Vale do Aço, Núcleo Avançado em Oftalmologia e Hospital Márcio Cunha. As unidades hospitalares e clínicas conveniadas com a Prefeitura de Ipatinga vão garantir toda a parte de exames, consultas, tratamento e cirurgias que são necessários aos pacientes.

A previsão é de que sejam realizadas em três meses as cirurgias de catarata. Cinquenta delas já estavam agendadas para esta quinta-feira e outras 50 serão realizadas na próxima semana. Os casos de tratamento de glaucoma – um problema que afeta inúmeros pacientes – deverão ser atendidos em 30 dias e a meta é esgotar a demanda de cirurgias eletivas em seis meses.

NOVOS RUMOS

“As medidas que estamos anunciando são uma resposta sobre nosso compromisso com a população de mudar os rumos da Saúde no município. Negociadas as inúmeras pendências com fornecedores, que herdamos do governo anterior e comprometiam vários serviços essenciais, nossa administração está trabalhando para assegurar à população níveis de excelência em atendimento na área de Saúde. Estamos empenhados também em recompor o quadro de funcionários e ampliar o leque de especialidades médicas oferecidas à coletividade, além de reativar o programa Remédio em Casa, que fez grande sucesso em nosso primeiro mandato”, informou o prefeito durante o lançamento do Mutirão de Cirurgias.

Os usuários da rede pública de Saúde que atualmente necessitam de procedimentos cirúrgicos de catarata, glaucoma, dentre outras especialidades, deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar a consulta médica inicial.

UMA LONGA ESPERA

jose

JOSÉ NEVES e a esposa Guiomar: ele aguardou por três anos a oportunidade de realizar a cirurgia de catarata

Ao lado da esposa, a dona-de-casa Guiomar Martins Franco, 70, o morador do bairro Iguaçu, José Neves de Oliveira, 64, estava ansioso para resolver um problema que há muito o incomoda. Contemplado entre as centenas de populares beneficiados com o Mutirão da Saúde, ele disse que aguardou por três anos a oportunidade de realizar a cirurgia de catarata, segurando firme nas mãos os papeis de seu encaminhamento à clínica especializada. “Também tenho problemas de coluna, clavícula, e o que resta é trabalhar como vigia ou vendedor de picolé. Mas como estou enxergando bem pouco, até isso ficou difícil”, contou, ao explicar a importância de agora estar sendo atendido pela administração municipal.

Aposentado há 20 anos, o morador do bairro Canaãzinho, João Gomes Ferreira, 76, é pai de sete filhos e já avô de oito netos. Disse que há tempos enfrenta sérios problemas de vista, entendendo que seja consequência “da poeira lançada sobre o rosto em longas jornadas como marteleteiro”. Com dificuldades para ler e escrever, a catarata foi diagnosticada e depois o glaucoma. Assim, é outro que disse ter “bons motivos” para ser grato à nova administração pelo mutirão agora realizado.

Viúva e avó de cinco netos, a dona-de-casa Joselina Pedrosa da Silva, 62, também comemorou muito a inclusão de seu nome como uma das beneficiárias do Mutirão da Saúde. Moradora do bairro Jardim Panorama, ela contou que há dois anos esperava na fila para tratamento de glaucoma.

joselina

JOSELINA PEDROSA, viúva e avó de cinco netos, comemorou muito a inclusão de seu nome como uma das beneficiárias do Mutirão

ENTIDADES PARCEIRAS

O lançamento do Mutirão de Cirurgias de Catarata, Tratamento de Glaucoma e Cirurgias Eletivas promovido pela prefeitura contou também com a presença de representantes das entidades parceiras: André Luiz Nani Ribeiro, gerente de Controladoria e Finanças da Fundação São Francisco Xavier; Josiane Lemos Vilela Almeida, sócia-proprietária do Hospital de Olhos Vale do Aço, e Ludmila Martins Soares, coordenadora do Núcleo Avançado em Oftalmologia.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net