Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Unidade Básica de Saúde

Novos protocolos agilizarão consultas e exames ambulatoriais

por SECOM/PMI

17/03/2017 17:15

Por meio do diálogo, técnicos da Secretaria de Saúde e médicos da atenção primária estabelecem a normatização no processo de trabalho

Por meio do diálogo, a Secretaria de Saúde em conjunto com os médicos da atenção primária estabelecem a normatização no processo de trabalho

A implementação de um novo protocolo assistencial de exames laboratoriais na rede de atenção primária da Secretaria de Saúde de Ipatinga pretende tornar mais ágil o atendimento à população. As melhorias refletem no processo de marcação de exames e retorno às consultas médicas, e começarão a ser implantadas nessa segunda-feira (20).

Com a nova medida, a Prefeitura Municipal de Ipatinga pretende ainda otimizar os recursos financeiros destinados à produção laboratorial de toda rede pública de Saúde do município, área que gerou um déficit nos cofres públicos, herdado do governo anterior, de mais de R$ 2,6 milhões.

O anúncio de estruturação será realizado nessa área em etapas, e foi feito na última terça-feira (14), no auditório da PMI, pela secretária municipal de Saúde, Kátia Barbalho, juntamente com técnicos do Departamento de Regulação (DER) e do Departamento da Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Saúde. Estavam presentes cerca de 40 médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. 

Segundo explicou a secretária de Saúde, “nesses quase 100 dias de governo, vemos o desgaste da população ao enfrentar filas pela madrugada para a marcação de exames nas Unidades Básicas de Saúde. Monitorando essa realidade, percebemos, por exemplo, uma quantidade excessiva de pedidos de exames laboratoriais, sem critério de regulação nas datas de vencimento para realização de exames. Essa política de atenção à saúde que vinha sendo praticada é extremamente onerosa ao poder público e lesa o cidadão no seu direito de ter acesso aos serviços públicos de Saúde de qualidade”, avalia Kátia.

Novo protocolo

O novo protocolo permitirá que o médico gere no Sistema Sanitas, durante a consulta, o pedido de exame do paciente. O pedido será recebido automaticamente pela Central de Marcação, que marcará a data de realização dos exames. A guia com o agendamento dos exames chegará à UBS, que fará contato para entrega da guia ao paciente.

“Por meio do diálogo com os médicos, estabelecemos a normatização no processo de trabalho. Nós estamos empenhados em construir, juntos, um sistema de marcação de exames resolutivo, com qualidade, gerando mais humanização para os nossos munícipes”, detalha o diretor do DER, Mak Lenon Alves.

Para o médico Ricardo Alvarenga Santos, nefrologista da Policlínica e que também atua como clínico geral no Programa Saúde da Família do bairro Bom Jardim, “é positivo participar da construção desse novo protocolo de atendimento”. Ele observa: “Eu sempre digo que, quando o médico faz uma boa anamnese (entrevista inicial) com o paciente, um exame clínico bem feito, torna-se desnecessária a solicitação de uma série de exames. Essa atuação médica gera benefícios para o paciente, minimizando custos para a rede pública de Saúde”, entende.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net