Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Unidade Básica de Saúde

Ipatinga eleva níveis de serviços para conquistar novos recursos

por SECOM/PMI

11/09/2017 18:09

Diversas melhorias vêm sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ipatinga, dentro da realidade financeira do município, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade nos serviços de saúde oferecidos à população. Nesta quarta-feira (13), visitas técnicas para avaliação dessas melhorias serão feitas por auditores do Ministério da Saúde, para cumprimento do 3º ciclo do PMAQ-AB - Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Mariley Garcia, as 42 equipes de Saúde da Família, mais as equipes de profissionais de Saúde Bucal e os quatro Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão avaliados sobre as condições de acesso dos usuários aos serviços, além de critérios relacionados à estrutura, gestão e produção, conforme o preconizado na Política Nacional da Atenção Básica.

“Ao longo desses meses, vimos o empenho e o trabalho realizado em equipe pelos profissionais das Unidades de Saúde com o objetivo de melhorar a assistência na atenção básica. Essa motivação e comprometimento impactam positivamente a prestação de serviços, tornando os atendimentos mais humanizados, com melhores resultados para todos envolvidos”, destacou a diretora.

Além de promover a cultura de avaliação e monitoramento dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), outro benefício do PMAQ-AB é o aumento no repasse de recursos de incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhorias no padrão de qualidade de atendimento. “Nós estamos trabalhando para ampliar esse repasse, com o objetivo investi-lo nas Unidades de Saúde de Ipatinga num futuro próximo”, afirma Mariley Garcia.  

Auditores em avaliação

A avaliação dos profissionais de saúde/equipes leva em conta três fatores: uso de instrumento para que a própria equipe avalie o trabalho que desenvolve - correspondente a 10% da nota de avaliação; resultados em 24 indicadores de saúde firmados no momento que a equipe entrou no Programa - responsável por 20% da nota de avaliação, e desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitaram os profissionais de saúde/equipes - correspondente a 70% da nota de avaliação.

Em maio de 2012, o Ministério da Saúde iniciou a avaliação, visitando as 17.304 equipes que atendem no SUS – o equivalente a 53,3% do total de equipes de Saúde da Família no país (32.809) – e que aderiram ao programa em 3.972 municípios brasileiros. Destas equipes, 12.165 já receberam a visita dos avaliadores da qualidade, correspondendo a cerca de 70% do total de participantes do Programa.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net