Coordenadores da rede municipal participam de Café Pedagógico
Publicado em 15/09/2017 16:56
Aconteceu na última quinta-feira (14), no Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil, no bairro Bom Retiro, mais uma formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Denominado Café Pedagógico, o evento abordou o tema “Ser Coordenador: desafios e possibilidades”.
O encontro se deu também a propósito do Dia do Coordenador, que conforme o calendário nacional de datas é comemorado em 22 de agosto. Entre outros pontos, tratou de uma articulação entre o coordenador pedagógico e o gestor da escola na promoção de uma aprendizagem mais significativa para os alunos da rede.
A capacitação foi ministrada por Cássia Carolina, assessora Pedagógica da Editora Moderna. De acordo com ela, as reflexões serviram para reforçar a valorização do profissional, “para que tenha pleno entendimento da importância de seu papel dentro do contexto escolar”.
“O coordenador é um articulador entre a gestão da escola, os alunos, seus familiares e toda a comunidade escolar” – explica Cássia. “É preciso que ele seja bastante reconhecido, porque se trata de uma função estratégica”, enfatizou.
Para Cássia “foi extremamente gratificante a presença de todos, e entender que em Ipatinga, no contexto atual, existe esta articulação, esta preocupação em estreitar os laços entre coordenadores e equipes diretivas em prol de um desenvolvimento melhor para a educação dos alunos da rede municipal”.
Luciana Djalma, coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Levindo Mariano, do bairro Bom Jardim, comentou: “Eu costumo dizer que o coordenador é o coração da escola, porque sem uma atuação dinâmica de sua parte dificilmente as coisas vão bem. Nós temos a função de gerir não apenas os professores, mas ser um elo entre família, professor e os demais funcionários. E como está sendo abordado no curso, quando um professor tem o suporte da coordenação Pedagógica a escola se transforma, ele seguramente terá como cumprir melhor as suas atividades, lidar com mais desenvoltura com os alunos, pais e a comunidade de um modo geral”.
por SECOM/PMI