Prefeitura Municipal de Ipatinga

Painel do site
Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

CAD Único

Capacitados para o mercado de trabalho, jovens recebem certificado

por SECOM/PMI

12/09/2017 19:12

Em solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira (12), o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, recebeu em seu gabinete 50 jovens com idade entre 14 e 24 anos, pertencentes a famílias inscritas nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, localizados nos bairros Veneza, Vila Celeste, Bom Jardim, Vila Formosa e Bethânia. Catalogados por meio do Cadastro Único (CadÚnico), eles foram contemplados com os certificados de conclusão do treinamento a que foram submetidos em preparação para disputarem vagas no mercado de trabalho.

Também foram entregues os certificados referentes à participação dos jovens num curso complementar de capacitação como brigadistas, oferecido pelo Corpo de Bombeiros no final do mês de julho. Neste treinamento, os aprendizes tiveram noções sobre primeiros-socorros e combate a incêndios.

O projeto denominado ‘Bola da Vez’, que capacita para o mercado de trabalho, contou com oficinas ministradas pela Seção de Inclusão Produtiva (Seinp), ligada à Secretaria de Assistência Social de Ipatinga. As aulas aconteceram entre os meses de fevereiro e agosto. No projeto, os jovens aprendizes assistiram palestras motivacionais, tiveram carteiras de trabalho (CTPS) confeccionadas e, entre outros conteúdos, assimilaram informações sobre como montar o currículo, como se portar, o que falar ou vestir em uma entrevista de emprego, além de receber orientações psicológicas para maior equilíbrio emocional.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados o secretário de Assistência Social do município, José Osmir de Castro, servidores e técnicos da pasta, além de Roney Antunes, representante do grupo Garcia Supermercados, e Rosemary Novaes Santos, da empresa Santos Refrigeração, que manifestaram interesse em abrir vagas nos estabelecimentos para os jovens aprendizes.

“Temos planos de inclusão para jovens aprendizes e pessoas com algum tipo de deficiência. As portas estão sempre abertas, principalmente porque estes jovens se mostram capacitados”, , comentou Roney.

Rosemary acrescenta que o mercado de trabalho tem necessidade de mão de obra qualificada. “Não é que não haja vaga, é que falta quem queira trabalhar e que esteja capacitado, mostre interesse em se aperfeiçoar. Ter o básico, como estes jovens, é fundamental, facilita demais na busca pelo primeiro emprego. A nossa empresa tem em seu quadro jovens dispostos a aprender sempre. Oferecemos qualificação para os que têm interesse, com objetivo de melhorarem de colocação”, assegura a empresária. 

No final da solenidade, o chefe do Executivo deixou um recado para os jovens: “Não tenham pressa, busquem ser e fazer o melhor naquilo que se propõem. Na vida temos que aprender que tudo tem começo, meio e fim em tudo o que se faz. Procurem sempre deixar as portas abertas por onde passarem”, aconselhou. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • 2016 | Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Ipatinga - CNPJ 19.876.424/0001-42 Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net